segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Por que as pessoas mentem?

Eu estava pensando o porquê as pessoas mentem. Será pelo simples prazer? Será por comodismo? Qual será a razão? Depende do caso.
Existem mentiras bobas, dessas que podem não causar estragos passando desapercebidas. Pois não interferem na vida de alguém de modo direto. Existem aquelas mentiras que apenas deixam fulano ou ciclano numa posição melhor como se fosse "o cara". Esse tipo é uma ilusão pra pessoa que conta, mas pra quem ouve não faz diferença. Porém, existem mentiras que podem abalar a vida de alguém. E eu tento compreender a razão que leva uma pessoa dizer algo que não é verdade. Seria com o objetivo de prejudicar uma pessoa? Muitas vezes sim. Há quem sinta felicidade ao ver o outro triste. Também há aquelas situações em que a intenção é boa, uma pessoa quer ser e fazer a outra feliz, no entanto, mesmo acreditando que tudo acabará bem, que as coisas se ajeitarão, isso não ocorre e aí sim uma catástrofe se abate sobre elas. Por esse motivo, dizer a verdade é sempre a melhor opção desde o início. Assim, feridas poderão ser evitadas em todos os envolvidos. Evitar que uma situação fique insustentável e depois não se consiga mais encontrar meios pra se colocar as coisas em seu devido lugar é fundamental. Analisar bem o que vai ser dito requer um planejamento muitas vezes. Mesmo pra quem conta mentirinhas inofensivas é bom saber que a verdade sempre aparece de repente, numa simples conversa.
Nunca faça pra alguém o que não quer que façam pra você. Nunca permita que uma pessoa confie sua vida a você se a recíproca não for verdadeira. Não diga pra uma pessoa que cuidará dos negócios dela se não puder cumprir, só pra agradá-la. Não diga que resolverá este ou aquele problema se a pessoa não puder contar com você seja pela razão que for. Não diga para seu pai que o substituirá na empresa, se sua vocação não for essa, pois isso o impedirá de encontrar alguém capacitado para ocupar esse lugar. jamais diga "eu te amo" se isso for apenas o que você gostaria de sentir, mas não sente porque em seu coração há um outro alguém que não era pra estar ali. Enfim, jamais prometa o que não poderá ser cumprido só porque você acredita que esse momento vai chegar, pois as pessoas têm sonhos, sentimentos e podem se magoar. Um dia, alguém poderá lhe dizer algo que não vai acontecer e você também se sentirá perdido, enganado.
Esse tipo de atitude pode ferir muito alguém que fez planos baseados nas suas palavras. Portanto, só fale aquilo que realmente sentir, que estiver em seu coração e em seus propósitos como uma meta em sua vida.

Sandra

10 comentários:

Anônimo disse...

muito bom moça, incrivel texto
bjs

arte-e-manhas.com disse...

É isso Sandrinha! Há desvios à verdade e mentiras. Normalmente os primeiros são contornáveis e mesmo não trazendo muitas mágoas, deixam sempre uma marca. As mentiras são graves. Para quem as diz e para quem acredita nelas. Podem alterar vidas e sentimentos.

Muito boa a tua reflexão!
Beijos
Luísa

Sandra F. disse...

Obrigada, Luísa, minha amiga.
É isso aí, temos que fazer as coisas com responsabilidade. Beijos!

Pensador Louco disse...

Adorei o texto. Realmente, uma das moedas mais valiosas da vida é a palavra de alguém. É pena ver como essa moeda, por causa de mentiras e desilusões, tem cada vez menos valor.

Beijos, adorei o texto.

Sandra F. disse...

Obrigada, amigo, pelo comentário.
Realmente, a palavra de um homem é tudo, é o que ele tem de mais precioso. Um homem, uma mulher precisa estar ciente do que está falando. Gostei da sua visão, a palavra é uma moeda em processo de desvalorização.
Abração!

Principe Encantado disse...

Boa tarde amiga Sandra; Vim lhe desejar um ótimo final de semana e me deparei com este post, e naõ poderia de dizer que, aos mentirosos nada, eles devem ser muito doentes a procura de uma auto-afirmação, pois a mentira não justifica nem a própria mentira.
"Lembre-se que se algum dia você precisar de ajuda, você encontrará uma mão no final do seu braço.
À medida que você envelhecer, você descobrirá que tem duas mãos -- uma para ajudar a si mesmo, e outra pra ajudar aos outros"
Abraços forte

Sandra F. disse...

Amigo Príncipe, obrigada!
Estou muito feliz com sua presença. Abraços fortes!

Lobodomar disse...

Sandra, boa noite.

A mentira é parte integrante da comunicação humana. Está na Bíblia, na Constituição, nos livros de História, na arte etc. Em tudo há mentiras, seja porque a realidade nem sempre é boa; seja porque as pessoas sentem necessidade de criar seus próprios mundos.

Belo texto. Grande abraço!

Sandra F. disse...

Concordo, André, ela faz parte realmente. E a verdade nem sempre é boa, uma pena.
Só que quando ela prejudica alguém é porque foi longe demais.
Obrigada pelo comentário. Abração!

belem disse...

te adoro linda leandro_belem@hotmail.com